Dez atitudes de mulheres da bíblia que toda cristã deveria imitar



Há mulheres que são exemplos a serem seguidos, espelhos para essa geração,
 1-     Humildade de Maria, mãe de Jesus
Dentre muitas mulheres, Deus escolheu Maria para através dela o salvador do universo vir a este mundo. Deus olhou para Maria e viu nela humildade. “Então, disse Maria: A minha alma engradece ao Senhor, e o meu espirito se alegrou em Deus, meu Salvador, porque contemplou na humilde da tua serva. Pois, desde agora todas as gerações me considerarão bem-aventurada...” ( Lucas 1:46-48).  A palavra humildade significa “Terra fértil”, então Deus olhou para aquela moça e viu um coração com uma terra cheio de humildade propícia para lançar a semente, Jesus. Maria não era orgulhosa, arrogante e nem tinha altivez. Ela aceitou a vontade de Deus em sua vida, e que nós possamos humildemente declarar como aquela moça.“Disse, então, Maria: Eis aqui a serva do Senhor; Cumpra-se em mim segundo a tua palavra” (Lucas 1:38)

2-     A sabedoria de Abigail
Abigail (1 Samuel 25), era uma mulher casada com um homem poderoso, cheio de bens, e apesar disso, ela era uma mulher entendida e cheia de paz. Nabal era néscio, ganancioso e desagradável, e quando ele desrespeitou Davi, o futuro rei de Israel, Abigail foi sábia. Ela se apressou a ir ao encontro de Davi e lhe pedir desculpas pelas maldades de seu esposo, ela foi apaziguadora, ou seja, ela estava apressada em busca de paz, e essa ação salvou toda a sua casa.
Abigail nos ensina que muitas vezes temos que pedir desculpa, seja por nossas ações ou de algum parente, pois a sabedoria e paz são importantes para afastar da nossas casas todo mal.
3-     A Oração de Ana
Com certeza, a oração é um dos grandes exemplos que toda mulher de Deus deve seguir e a melhor atitude para se aproximar de Deus. A bíblia nos fala sobre uma mulher chamada Ana, ela é conhecida como a mãe do profeta Samuel, devido a sua fé em Deus, pois ela era estéril, e por meio de sua oração, Ana recebeu o milagre.

Ser estéril naquela época era considerado como uma maldição, as mulheres sofriam demais. Ana foi abençoada com um marido que a amava, entretanto era desprezada por Penina, a outra esposa de seu marido. Por muito tempo ela sofreu humilhações, mais no momento que ela recebeu uma palavra de benção lançada pelo sacerdote, Ana começa uma nova história, a sua fé na promessa a faz vivenciar o milagre de Deus. “E sucedeu que passado algum tempo, Ana concebeu, e teve um filho, e chamou o seu nome Samuel, porque, dizia ela, o tenho pedido ao Senhor.”  (1 Samuel 1:20.  Ana nos ensina a rejeitar qualquer maldição lançada pela sociedade, e não nos prender as impossibilidades, a ter fé, perseverar na oração, receber as palavras de bênçãos e esperar o dia da vitória. Aquela antes chamada de estéril, foi reconhecida como bem aventurada. Assim como Ana, Persevere! Ore!

4-     A bondade de Dorcas (Atos 9:36-42)
A história de Dorcas nos revela o quão era admirada por todos que a conheceram, ela vivia em Jope, e tem uma história de bondade e amor para com os necessitados, ela era cheia de boas obras e esmolas. Dorcas usava o seu tempo sempre pensando em ajudar como podia, fazia roupas e dava aos pobres. Quando ela morreu, todos ficaram tristes, e foram pedir ao apostolo Pedro para ir até lá. Quando Pedro orou, ela ressuscitou.

Com Dorcas aprendemos que precisamos pensar naqueles que precisam, orar por eles, pregar a eles e também aplicarmos os ensinamentos de Jesus, dar água, comida e roupas aos necessitados “... Em verdade vos digo que, quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes”(Mateus 25:40)

5-     A coragem de Ester
Ester, uma jovem Judia, e apesar de ser órfã, recebeu do seu tio Mordecai os ensinamentos da palavra de Deus, era uma mulher temente, cheia de fé e com muita coragem. Ao se tornar rainha não deixou que as riquezas ou a altivez lhe a afastasse de Deus. Quando ela ficou sabendo que seu povo, os judeus corriam perigo de morte, ela se humilhou na presença de Deus através da oração e jejum. Ela entendeu que Deus a exaltou como rainha para um propósito. Ester corajosamente correu riscos por amor a Deus e mostrou grande ato de amor pelo seus irmãos judeus.  Com Ester Aprendemos que mesmo sendo mulheres podemos fazer o nome do Senhor conhecido, por meio de nossas ações, amor, fé e coragem. Que devemos colocar Deus em primeiro lugar, ama-lo acima de tudo e também amar a nosso próximo. Aprendemos a ter coragem diante das adversidades, e ter fé que Deus está no controle de tudo.

 6-     O amor de Ruth
Não é por menos que Ruth ganhou o mérito de sua história ser símbolo de amor, coragem e renúncia. Uma mulher viúva que tinha tudo para reclamar da vida, perdeu seu esposo, sua casa e o sonho de construir uma família. Ruth poderia se despedir de sua sogra Noemi e voltar frustrada para a casa de seus pais. Entretanto, ela escolheu renunciar o seu passado, seus ídolos e confiar em Deus. Segurou nas mãos de Noemi e seguiu em busca de vivenciar uma nova história. “Onde  quer que pousares, ali pousarei eu. O teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus” (Rute 1:16) Mostrou ser uma mulher sábia a ouvir os conselhos de sua sogra, era cuidadosa, humilde e obediente, suas atitudes a levaram a receber a recompensa de Deus, por meio de uma boa vida tranquila e a honra de fazer parte da linhagem de Jesus. Que possamos renunciar tudo que não agrada a Deus, e escrever uma história de fé e de muito amor. Que possamos entender que muitas vezes perdas, tristeza, dores e frustrações são a única forma de aceitarmos os planos de Deus. E que por mais frustrado que pareça estar nossos sonhos, os melhores sonhos para se viver são os de Deus.

 7-     O fervor missionário da mulher samaritana 
Ali próximo  a fonte de Jacó, o salvador estava à espera de uma mulher de Samaria, ela não sabia, mas Jesus havia marcado um encontro para lhe anunciar as boas novas da salvação, oferecer-lhe a água da vida. Então, de repente chega uma pecadora, a qual Jesus lhe chama para um diálogo. Ele a ensina sobre o verdadeiro proposito do Pai, a adoração em espirito e em verdade, Ele anuncia e lhe fala da água da transformação. O resultado daquele encontro foi uma mulher cheia do fervor missionário. Ela sai anunciando a todos da cidade sobre a fonte que traz transformação e vida. “Vinde e vede um homem que me disse tudo quanto tenho feito; porventura, não é este o Cristo?” (João 4:29). Que possamos aprender que como igreja temos uma missão, anunciar a Jesus e aproximar as pessoas do nosso salvador. “E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda a criatura” ( Marcos 16:15)Leia João 4: 1-42

8-     A mudança de Maria Madalena
Talvez você discorde, mas Maria Madalena é um grande exemplo de mudança. Muitas vezes somente ouvimos sobre seu passado de trevas, ela normalmente é conhecida como uma pecadora a qual Jesus expulsou sete demônios, entretanto, podemos perceber que ela se torna uma fiel seguidora de Jesus. Maria Madalena foi a primeira a ver e falar com Jesus após a ressurreição. Ela foi escolhida pelo mestre para anunciar as boas novas da ressureição. 
Diante do sepulcro de Cristo ela chora, e é interessante que Maria Madalena reconhece Jesus após ele a chamar pelo nome, “Disse-lhe Jesus: Maria! Ela voltando-se, disse-lhe: Mestre” (João 20:16). Aquele som familiar de alguém que a conhece, lhe respeita e lhe chama pelo nome, a voz de Cristo, então ela entende quem está ali diante dela, Jesus. Não deixe alguém lhe julgar pelo seu passado, não seja reconhecida pelo que você era, mas pelo que és hoje após o encontro com Jesus. Você tem um nome, e Deus lhe chamou pelo seu nome. “...Não temas, porque eu ti remi; chamei-te pelo teu nome; tu és meu”(Isaias 43:1)
9-     A perseverança da mulher cananéia
A mulher cananéia não está entre as mulheres mais conhecidas da bíblia, mas ela nos dá um grande exemplo de perseverança. Ela perseverou mesmo quando Jesus não lhe respondeu, ela perseverou mesmo Jesus lhe disse um não, ela perseverou mesmo quando ouviu de Jesus que não tinha direito ao milagre. A mulher cananéia não desistiu, gritou e rogou por um milagre. “Então, respondeu Jesus e disse-lhe: ó mulher, grande é a tua fé. Seja isso feito para contigo, como tu desejas.” (Mateus 15:28)
Que possamos perseverar mesmo diante de circunstâncias onde o silêncio ou não nos impedem de receber as nossas bênçãos. Que possamos ser grato pela graça a nós concedida.

10-  Determinação de uma mulher ideal
“Mulher virtuosa, quem o achará? O seu valor muito excede o de rubins.” (Provérbios 31:10)
A mulher citada nos últimos versos de provérbios tem uma suma de atitudes a qual toda mulher deve se espelhar. Ela é sábia, confiante, bondosa, cuidadosa, dedicada, trabalhadora, detalhista, ajudadora e teme a Deus. As suas atitudes são de bem aventurada pois ela é DETERMINADA. Ninguém sabe o seu nome, apesar disso, ela é referência para toda mulher cristã, ela é citada como virtuosa, a mais valiosa entre todas, pois ela tem a qualidade de uma mulher de Deus. Que possamos aprender que somos valiosas e temos muitas responsabilidades, e por mais complicado que seja, nós somos capazes. Que sejamos  todos os dias DETERMINADAS!

 

 


You Might Also Like

0 comentários